História da Acrimal

ACRIMAL

Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas

De um sonho antigo, nasceu a ACRIMAL!

Não há como negar que realmente a História desta Associação se fez com base em anos de luta e empenho de vários advogados que vivenciaram fatos constantes de desrespeito e até afronta as prerrogativas de uma categoria de advogados.

Diferente de outras áreas de atuação no direito, a advocacia criminal possui características próprias que a tornam passível e até vulnerável a críticas e ataques, taxando-se inclusive, os advogados criminalistas de defensores de bandidos e responsabilizando-os pela soltura de criminosos.

Em meados da década de noventa, teve início um movimento de advogados criminalistas visando criar uma associação, com intuito de fazer frente às citadas dificuldades da advocacia, na seara criminal, na oportunidade ilustres advogados como RAIMUNDO PALMEIRA e FRANCISCO SALES, capitanearam a empreitada, chegando a criar de fato uma associação, a qual, todavia, não chegou a existir formalmente por falta de apoio e um maior interesse a classe, naquela época, os renomados colegas não concretizaram a criação da entidade.

No início do novo século, anos 2000, surgiu um novo fôlego, desta feita unindo-se aos nobres causídicos acima citados, os bravos advogados WELTON ROBERTO e JOSÉ FRAGOSO, que novamente tentaram unir a classe, em volta de um ideal de luta, o qual infelizmente não foi alcançado naquele período.

Todavia, no ano de 2009, com a nomeação por parte do então presidente da OAB/AL,  Dr. Omar Coelho, integrantes da Comissão de Relações Penitenciárias de nossa Seccional, entre eles, destacando-se, CARLOS ANGELO e RICARDO MORAES, voltou a nascer a chama ardente, levada pelo desejo incansável de unir e fortalecer esta classe tão sofrida da advocacia.

Nos anos seguintes a atividade da aludida Comissão, presidida pelo colega ADRAILDO CALADO, nunca se afastou do tão sonhado ideal de criar uma associação de classe forte e representativa dos interesses dos advogados criminalistas, para tanto aconteceram várias reuniões, nos meses e anos que se seguiram alcançando um ápice no ano de 2011 (ou 2012), após uma situação de extremo constrangimento ilegal vivenciado por alguns colegas, levou a união de um grupo sólido e unido que resolveu levantar de fato a bandeira da Associação dos Advogados Criminalistas que Alagoas.

Nesse momento, se uniram a CARLOS ANGELO e RICARDO MORAES, nomes como THIAGO PINHEIRO, que viria a ser eleito o primeiro presidente, LEONARDO DE MORAIS, ADRAILDO CALADO, entre outros, que se empenharam para a criação de uma Entidade Forte, que não apenas representasse a União  dessa brilhante Categoria, mas inexoravelmente a necessidade de se transformar idéias de União, em diretrizes de um eficiente e real interesse em servir seus legítimos  representantes, e assim, trazer Força e respeito à própria Classe.

A Acrimal – Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas, deveria  traduzir, em sua atuação, esses conceitos, e mais que isso, uma Associação que fosse reconhecida em todos os níveis, como de utilidade pública. Há muito tempo imaginada e sonhada, foi definitivamente concebida em uma Reunião promovida por um grupo de Advogados criminalistas no dia 14 de Janeiro de 2014, quando se transformou o antigo sonho em realidade, e assim se criou a Entidade de Defesa do Advogado Criminalista e prestação de serviços à classe.

A Acrimal se tornou assim, uma Entidade Forte e Respeitada, indispensável no dia a dia do Advogado Criminalista e não se pressuponha somente o profissional graduado, mas os futuros Advogados, que a cada dia, contribuem com seu empenho em expandir ainda mais os conceitos que a Advocacia Criminal encerra.